inovaupe@gmail.com

Adaptação de uma impressora jato de tinta para um modelo que funcione com tinta UV para impressão de capinhas de celular.



Empresa:



Gramaprint comércio e serviço de cartuchos Ltda.


Descrição do Problema ou Oportunidade:


O problema é fazer a adaptação de uma impressora jato de tinta para um modelo que funcione com tinta UV, e que haja um sistema onde mesmo a impressora consiga operar em auto atendimento, onde os clientes vão imprimir as estampas ou reimprimir as estampas nas capinhas, mas haverá períodos que a impressora vai ficar parada , com tinta no tambor e nas mangueiras, mas não poderá entupir.

Estamos formatando a marca para escalar unidades de lojas físicas, no modelo de microfranquia e um das principais inovações será a personalização de capinhas de celular na hora, em loja física de shopping. No entanto, existe o problema com relação a essa impressão ser feita em uma impressora UV, que não pode ficar com a tinta parada. Pois o principal fabricante da impressora é a Roland, modelo VersaUV LEF12/12i, que custa R$90.000,00, mas estes custos inviabilizam o formato de um modelo de microfranquia. Um outra marca seria a PHprinter, modelo UV Led PHflex, que custa R$30.000,00. No entanto, a PHprinter que hoje seria o melhor custo benefício de qualidade entre outras marcas similares, mas nos apresenta um obstáculo que é o fato da impressora não poder ficar com a tinta parada, devido ao processo de decantação. E para colocar este equipamento no varejo, onde a estratégia é o equipamento funcionar sob comando do cliente, imprimindo na hora, não teríamos como controlar essa frequência de uso, ou nos obrigaria a aumentar os custos da operação com mais funcionários operando e mesmo assim pondo em risco um equipamento caro. Por isso, precisamos que o equipamento funcione sob comando de sistema integrado, de forma automática, no formato vending machine, onde pudéssemos produzir a impressora adaptada, a capinha precisa de qualidade na impressão, secagem rápida, a impressora não pode entupir por falta de uso, o equipamento precisa dar possibilidade de reimpressão na mesma capinha e o projeto deve trazer em seu conceito a experiência do cliente e sustentabilidade.


Persona/público (qual a idade, sexo, faixa financeira, comportamento do cliente que é impactado pelo problema ou oportunidade):



Esse novo projeto será um modelo de microfranquia, projetada para operar em locais públicos fechados como aeroportos, shoppings, supermercados, Universidades, Centros de Convenção, condomínios de classe média e média alta. Para atender um público A, AB e B, entre 13 e 35 anos, com o perfil criativo, fortes traços de personalidade, antenado com as novidades, que gosta de expor suas ideias, defender bandeiras, gosta de moda e de tecnologia.

Quais as possíveis soluções/ideias que você acredita que resolveriam este problema ou gerariam oportunidades?


A grande problemática desse mercado no dias de hoje, tanto para quem é consumidor, quanto para os lojistas é que todos vendem praticamente as mesmas coisas, não é fácil se diferenciar, os lojistas tem que estar antenados nas tendências, pois o que está em alta hoje, pode se tornar obsoleto amanhã. Além disso, nosso outro problema é que somos 80% dependente dos Chineses, para comprar capinhas e revender. O consumidor já demonstra a insatisfação com a massificação de padrões chineses. O google trends está apontando crescimento de interesse na pesquisa por capinhas personalizadas. Mas, a maioria das empresas que presta esse serviço funciona no online, requer a compra da capinha e a escolha da personalização, para receber o produto pelos correios em alguns dias. Nossa solução vai oferecer essa possibilidade de comprar a case é personalizar na hora, mas também queremos oferecer a possibilidade de reutilização da case, onde o cliente pagaria apenas pela impressão. Mantendo o posicionamento de práticas sustentáveis que sempre nortearam nosso modelo de negócio, desde a fundação a 20 anos atrás.

Mais informações relevantes:

Por que agitar os cartuchos diariamente, antes de iniciar as impressões?

Para manter o equipamento em boas condições de impressão, há a necessidade de agitar os cartuchos de cores especiais diariamente antes de iniciar suas operações diárias. Neste documento explicaremos quais efeitos são gerados no equipamento. Primeiro começaremos com algumas informações básicas sobre a tinta:

Somente a tinta branca e metálica?

Sim, as cores especiais possuem pigmentos mais pesados, por isso precisam ser agitadas.

Sedimentação da tinta:

Tinta, cola, remédio, algumas comidas, latas de tinta em spray etc., normalmente possuem uma mensagem de aviso para agitar antes do uso. O principal motivo é que estes produtos são feitos de vários compostos que, com o tempo, são separados em diferentes camadas. Recomendamos agitar ou mexer, para misturar esses componentes tornando a substância mais homogênea.

A tinta branca é feita de vários itens, mas consiste principalmente em pigmentos e ecossolventes. Esses pigmentos tendem a se localizar na parte inferior do cartucho, enquanto o solvente permanece na parte superior.

Dentro da Impressora:

As impressoras da Roland DG que utilizam a cor branca são equipadas com uma bomba de circulação na tubulação da tinta branca. Para evitar que a tinta se sedimente dentro das tubulações de tinta, uma circulação automática é efetuada de acordo com o uso do equipamento. No entanto, a circulação só será realizada na tinta que está dentro da tubulação da impressora.

Contato:

Dyane
+55 (81) 9 8649-2609