Gerdau Açonorte
Uma característica do nosso negócio de produção de aço é uma intensa movimentação de cargas pesadas em todas as áreas. Quase tudo que é movimentado possui mais de 1 tonelada. Boa parte desse transporte é feito por meio de ponte rolante. O que significa que a carga está suspensa e poderá se aproximar de forma inadvertida de algum outro colaborador que esteja por perto colocando-o em risco numa eventual queda de carga.
Para controle dessa situação, temos várias ferramentas administrativas, entre elas:
- A Regras de Distância Segura de carga (onde, quanto mais alta está a carga, maior deve ser o raio da circunferência imaginária em torno da carga, criando uma área mais ampla de afastamento obrigatório das pessoas).
- Sinalização sonoro de carga em movimento para alertar as pessoas que estejam ao longo da trajetória ou sua proximidade.
- Red Zone, que é uma luz vermelha colocada acima do gancho da ponte apontada para baixo de forma que desenha uma circunferência em luz vermelha no chão em torno do gancho da ponte. Sempre que o gancho é elevado, o raio da circunferência aumenta indicando para as pessoas que devem permanecer fora daquela área.
Como se trata de um problema que envolve a segurança dos nossos colaboradores, não tem como quantificar o seu custo potencial, já que é algo que pode trazer consequências irreversíveis para a vida humana.
Todos os colaboradores da empresa.
Observando as mais recentes aplicações da tecnologia de Leitura de Imagem, acreditamos que poderíamos aplicá-la aqui de uma forma semelhante ao que já é feito hoje pela Red Zone.
Teríamos uma câmera colocada embaixo do carrinho da ponte olhando para baixo de forma que detecte a presença de pessoas (capacete, ombros, etc) dentro de um ângulo definido em configuração de forma que, sempre que a carga seja elevada o raio de observação aumente. A diferença entre essa forma de controle e a atual Red Zone é que, nesse caso, ao detectar a presença de pessoa dentro do raio observado, a ponte pare a movimentação ou alerte ao operador que existe alguém próximo da carga (conforme definirmos).
GERDAU
Demetrio - Gestor
+55 81 9747-5407 | demetrio.figueiredo@gerdau.com.br