CLIQUE AQUI e confira oque rolou na primeira edição do INOVA

Qualidade e Serviço: Robustecimento na precisão de corte do Vergalhão.



Empresa:



Gerdau Açonorte


Descrição do Problema ou Oportunidade:


Um dos principais produtos do nosso portfólio é o Vergalhão CA50 que atende norma compulsória e é vendido num comprimento padrão de mercado de 12 metros. Existe faixa de variação no comprimento que é permitido em norma, mas nunca abaixo de 12 metros. 1 centímetro a menos é suficiente para impactar a sua aplicação e isso poderá gerar reclamação de cliente. Hoje possuímos controles robustos para bloquear esse tipo de problema que se sucedem em várias etapas de produção, porém são administrativos e dependem de inspeções amostrais. Também o controle atual depende da atenção constante do operador na detecção de eventual barra curta no meio das demais barras.

Persona/público (qual a idade, sexo, faixa financeira, comportamento do cliente que é impactado pelo problema ou oportunidade):



Todos os clientes externos que aplicam o produto.

Quais as possíveis soluções/ideias que você acredita que resolveriam este problema ou gerariam oportunidades?


Ao longo do processo de embalagem do vergalhão temos momentos em que as barras são dispostas de forma alinhada por uma de suas extremidades. Na outra extremidade temos o alinhamento das pontas que poderia ser observado através de Leitura de Imagem para identificar eventual barra mais curta que 12 metros. Ao identificar essa condição, o sistema alertaria o operador que pararia o processo e retiraria a barra curta. Nesse caso, não dependeria mais somente da atenção do operador para evitar eventual presença de barra curta no feixe de vergalhão.

Contato:

GERDAU
Demetrio - Gestor
+55 81 9747-5407 | demetrio.figueiredo@gerdau.com.br