CLIQUE AQUI e confira oque rolou na primeira edição do INOVA

Tecnologias para rastreabilidade de produtos agropecuários.



Empresa:



Colmeia UP - EMBRAPA


Descrição do Problema ou Oportunidade:


A rastreabilidade de produtos agropecuários é vital para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos, bem como para atender às demandas de consumidores e órgãos reguladores. No entanto, implementar e manter sistemas eficazes de rastreabilidade apresenta vários desafios. Dentre eles, muitos produtos agropecuários passam por várias etapas e processos antes de chegar ao consumidor final, sendo que alguns deles são predominantemente extraídos de áreas nativas, como ocorre com o açaí.

Por ser um produto de alta relevância e valor de produção superior a R$ 6 bilhões ano, o açaí brasileiro é exportado para diversos países. Porém, dos mais de 201 mil hectares colhidos, grande parte é de área nas plantadas, necessitando de maior valorização dos produtores extrativistas, bem como a segurança no processo de coleta e comercialização.

Atualmente, poucas empresas que trabalham no processamento apresentam algum mecanismo de rastreabilidade, a exemplo da coca-cola. Portanto, tecnologias que permitam rastrear, desde a planta do açaizeiro até a indústria agregaria valor e possibilitaria maior gestão do processo de extração e produção como um todo.


Persona/público (qual a idade, sexo, faixa financeira, comportamento do cliente que é impactado pelo problema ou oportunidade):



Produtores/extrativistas rurais, empresas de sucos, bebidas e derivados. Faixa média de 35 anos, homens e mulheres, faturamento anual entre R$ 20 e 50.000,00, expectativa de melhoria da renda com a valorização do produto.

Quais as possíveis soluções/ideias que você acredita que resolveriam este problema ou gerariam oportunidades?


Sistema a partir de etiquetas RFID vinculado a alguma plataforma que identifica o local de coleta e a quantidade diária coletada pelos extrativistas. Deve ser algo simplificado sem necessidade de operação pelo extrativista, apenas que esteja operando para a coleta das informações no momento da colheita e da entrega do produto. Outras tecnologias que permitam a rastreabilidade e monitoramento da produção podem ser propostas, desde que estejam a custos menores e sem a necessidade de operação pelo produtor. Poderia ser financiado pelas grandes empresas que comprar de cooperativas e associações locais;

Informações complementares:


https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/hc-ufpe



Contato:

COLMEIA UP
Rafael Vivian - Pesquisador e Coordenador do Programa Colmeia Up
(61) 99227-3003 / rafael.vivian@embrapa.br